quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As escolas da rede pública no Ceará melhoraram seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

As escolas da rede pública no Ceará melhoraram seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2012, as redes federal e estadual tiveram aumento de quase nove pontos na média das provas objetivas. Enquanto a média de 2011 foi de 447,33, no ano passado, o índice cresceu para 456,09.

O levantamento foi realizado pelo O POVO a partir de informações divulgadas ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame.

Em movimento inverso ao das públicas, as escolas particulares cearenses tiveram queda na média das provas objetivas, saindo de 537,26, no Enem 2011 para 533,14 em 2012. Apenas duas unidades do Colégio Antares ficaram entre os 100 melhores do País. Em 2011, cinco instituições cearenses integravam o grupo.

O Colégio Militar de Fortaleza (rede federal) obteve o melhor resultado entre as escolas públicas, com média de 632,5 pontos. A escola apresenta a oitava melhor nota de todas as instituições de ensino cearense citadas pelo Inep. O melhor desempenho da rede estadual foi alcançado pelo Colégio da Polícia Militar Edgar Facó, com média de 578,8.


Diretor de ensino da escola, o tenente-coronel Francisco Braga atribui o índice do Colégio da PM a disciplina, estrutura e dedicação dos docentes. “Obviamente, os aspectos principais são os professores. Todos são da rede estadual, profissionais dedicados que tentam repassar para os alunos os conhecimentos que sejam necessários para serem usados frente ao Enem e frente a alguns vestibulares ou outros concursos”, avalia.

Para o consultor da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Daniel Lavor, o avanço das notas entre as escolas da rede pública do Estado já era um resultado esperado. Segundo Lavor, desde que a Universidade Federal do Ceará (UFC) passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso, em 2010, o Estado tem reforçado o Enem como referência para a melhoria do ensino.

Atualmente, explica o consultor, a Seduc adota medidas de preparação para o teste como a promoção de aulões, mutirões para checagem de documentos e apoio no transporte de alunos de outros municípios para o local de prova.

Ensino privado

Entre as escolas particulares cearenses, o Antares Colégio Pré-Vestibular, no bairro Papicu, obteve a nota mais alta, com uma média de 661,2 pontos na avaliação objetiva. O resultado colocou a escola como a 60ª no ranking nacional de desempenho.

Segundo o diretor de ensino do Colégio Antares, Marcondes Carvalho, a avaliação é fruto de uma combinação de investimentos. “Desde o sétimo ano (do ensino fundamental) já existe uma preparação direcionada para o Enem”, afirma.

O POVO tentou ouvir o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do Ceará (Sinepe) sobre o desempenho das escolas, mas o presidente da instituição estava em reunião quando contatado. Um número de telefone foi deixado com a atendente, mas não houve retorno até o fechamento
desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário