quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES E COORDENADORES

Projovem Campo O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 100 e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância — aulas teóricas na escola e práticas agrícolas nas comunidades. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

O programa está na fase de preparativos, cuja formação para educadores e de coordenadores estará acontecendo no período de 23, 24 e 25 de setembro de 2009, para o pólo da Região Centro-Sul tendo como centro de formação a cidade de Iguatu. Na ocasião, estarão representado O CEJA Ana Vieira Pinheiro a Superintendente da 17ª CREDE Conceição, o Coordenador Escolar Francisco Silvério, os professores Luziano, Edina e Socorro Lima.

O início das aulas está previsto para o dia 30 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário